A disciplina de EMRC: Novo Programa – Novos Manuais

Dia 7 de Novembro, na escola Secundária Sebastião da Gama – Setúbal, das nove às dezassete horas, teve lugar uma ação de formação para professores de EMRC subordinada ao tema “A disciplina de EMRC: Novo Programa – Novos Manuais. Esteve presente um grande número de professores, cerca de cento e onze, provenientes das dioceses de Évora, Beja, Algarve, Lisboa e Setúbal. Destes professores, sessenta e dois, pretendem obter créditos, pelo que voltarão a Setúbal para novas sessões de trabalho.

O encontro começou com o acolhimento e a oração da manhã orientada pelo Vigário Geral da Diocese de Setúbal senhor Pe. José Aires Lobato em representação do Senhor Bispo D. José Ornelas Carvalho. De seguida o Diretor do Secretariado dos Professores de EMRC de Setúbal, Professor José Joaquim Santos, deu as boas vindas a todos e realçou a importância deste encontro (Professores de EMRC das dioceses do Sul). Houve uma apresentação por dioceses, convívio, troca de ideias. O Professor Fernando Moita sublinhou a importância desta ação, a necessidade de programar e realizar encontros de formação semelhantes a este, optimizando processos e economizando (partilhando) meios. Sublinhou ainda a importância dos manuais como instrumento de trabalho a valorizar cada vez nas aulas de EMRC. Foram organizadas quatro oficinas: primeiro ciclo, segundo ciclo, terceiro ciclo e ensino secundário. Os professores foram passando por cada oficina ao longo do dia. Os trabalhos decorreram com inteira normalidade orientados por equipas de professores de EMRC/autores dos manuais: houve partilha de ideias, troca de experiências, propostas de trabalho para as aulas de EMRC. O mais importante foi conseguido: os professores das dioceses encontraram-se, dialogaram, ficaram a conhecer melhor os manuais, ficaram mais motivados para o trabalho.

José Manuel Teixeira