Encontro Diocesano de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica - 2º ciclo

No dia 20 de abril de 2017, realizou-se o Encontro Diocesano de alunos do 2º ciclo de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), no Parque do Serrado - Amora.

Estiveram presentes cerca de 1100 alunos, os quais foram acompanhados por mais de uma centena de professores.

O evento foi dinamizado pela empresa “A Natureza Mágica”. No espaço decorreram diversas atividades, tais como: parede de escalada, vários insufláveis, jogos tradicionais, zumba e no palco principal assistimos à atuação dos alunos das diferentes escolas participantes. A música fez parte deste encontro e a alegria pairava no rosto de todos.

Pelas 15.00 horas, o Senhor Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, querendo associar-se a este feito, compareceu e agraciou-nos com as suas palavras de encorajamento na continuação pelo caminho certo, enquanto alunos de EMRC e de crentes em Deus e Jesus Cristo. Referiu o encanto que sentiu em ver tanta “gente junta”. Dirigindo-se aos alunos, deu-lhes os parabéns por terem escolhido a disciplina de EMRC e a todos os professores que os acompanharam e manifestou ainda o seu apreço aos alunos que, ao longo do dia, abrilhantaram a festa com tanta animação. Foi interpelado por alguns alunos que lhe fizeram perguntas, às quais respondeu de forma simples, sem nunca descurar o seu testemunho de fé e missão, ao serviço da Igreja e dos outros. Salientou a importância da família e dos amigos que o ajudaram, entre os quais destacou o atual Papa Francisco.

Afirmou ainda que, quando o Papa Francisco o chamou para ser Bispo de Setúbal, estava preparado para ir em missão para Angola e, aceitando o cargo indicado pelo Santo Padre, referiu que: “quando se dá a Vida à Igreja e a Cristo, faz-se o que Ele nos quer dar”. Por fim, despediu-se com votos de boa viagem de regresso e de um bom final de ano letivo, aos alunos e professores presentes.

O balanço deste Encontro foi francamente positivo, pois reinou a boa disposição, alegria, a cor e o sentimento de partilha e cooperação entre todos. No fim, todos foram presenteados com uma recordação deste evento.

Goreti Pernas