Encontro nacional do 1º ciclo

O Santuário de Fátima acolheu no passado dia 27 de maio, o XX Encontro Nacional, Interescolas de EMRC, do 1º Ciclo e no qual participaram 82 alunos, 4 docentes e 5 assistentes operacionais, das cinco escolas do Agrupamento de Escolas de Montijo.
O tema do Encontro foi “Com EMRC, tu és Especial!” e teve como objetivos: valorizar cada um como uma pessoa única e amada; promover o acolhimento ao outro; estabelecer laços de Fraternidade, vendo no outro um irmão, e de Solidariedade, ajudando quem precisa e promover a Paz entre todos.
O dia do XX Interescolas de EMRC ficou marcado pela entrega das Estrelas das diferentes escolas num mural, pelo Encontro de todos os participantes na Basílica da Santíssima Trindade e pela participação na segunda Sessão Cultural, no Centro Paulo VI.
Na Basílica da Santíssima Trindade realizou-se a Celebração da Palavra, presidida por D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, que após a encenação da parábola do “Bom Samaritano”, falou da importância do Amor ao próximo e de se ser construtor de Paz no mundo. Tendo
lançado aos alunos o desafio de, com a sua luz e amor, conseguirem ir ao encontro do outro, acolhendo-o e serem também portadores de uma mensagem de Paz junto dos amigos e da família.
Na Sessão Cultural, todos realizaram dinâmicas alusivas à disciplina de EMRC e assistiram à peça teatral “Uma Viagem Especial”, a cargo da companhia Espelho Mágico, que abordou os valores da Amizade, da Alegria, da Ajuda e da Esperança. Uma vez que os valores são o maior tesouro do nosso caminho, que nos ajudam a crescer e a encher a nossa vida de cor e Amor.
O dia foi de festa, reinaram os sorrisos, a Amizade, o Convívio, a Alegria…, celebrou-se a vida e sonhou-se com o ser capaz de olhar o mundo com os olhos das crianças, no qual cada um é uma Estrela brilhante e muito especial.

A professora de EMRC,
Helena Marques