Professores de EMRC e Párocos das Vigararias de Almada e de Caparica: UMA MESMA MISSÃO

No passado dia 5 de janeiro de 2018, entre as 19h e as 23h, ocorreu um Encontro-Jantar de Reis dos Professores de EMRC das Vigararias de Almada e de Caparica com os Sacerdotes das Paróquias de inserção das Escolas, com 18 participantes, a saber: 11 professores de Educação Moral e Religiosa Católica (do Ensino Básico e do Ensino Secundário), 6 sacerdotes e 2 diáconos permanentes das Paróquias de inserção das Escolas.
O evento aconteceu na Igreja de N.ª Sr.ª de Fátima (Cova da Piedade-Laranjeiro, da Vigararia de Almada), com o objetivo principal de estreitar laços entre as Escolas e as Paróquias, ambas partilhando a mesma Missão de Testemunho e Fé em Jesus Cristo. E, ainda, o de incentivar o trabalho conjunto nesta MISSÃO – dentro e fora da Comunidade Cristã Católica, ao serviço de todos e para a construção de um mundo melhor.
O Encontro constou de dois momentos distintos.
O primeiro momento consistiu na participação dos Professores de EMRC na “Celebração Eucarística da Paróquia de N.ª Sr.ª de Fátima (Cova da Piedade-Laranjeiro, Vigararia de Almada)” – representante de toda a comunidade das Vigararias de Almada e de Caparica – entre as 19h e as 19:40h, presidida pelo Senhor Vigário de Almada, Pe. José Pinheiro, e assistido pelo Senhor Diácono Fernando Magalhães.
Após a Celebração, passou-se ao Salão do Centro Paroquial da Igreja e realizou-se aí um “Encontro-Jantar de Reis-convívio entre os Professores de EMRC, os Sacerdotes e os Diáconos”, entre as 20h e as 23h – registando-se o carácter de alegria, partilha, diálogo, franqueza e bem-estar entre todos os participantes. No jantar esteve também presente o Diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas da Diocese de Setúbal, Dr. José Joaquim Santos.
Saliente-se, ainda, a amabilidade do Senhor Vigário de Almada em disponibilizar amavelmente as instalações para este encontro.
Sonhado há muito este encontro, finalmente, se juntaram as forças para o concretizar. Após a partilha informal, transparente e humilde de todos, pudemos constatar que, por vezes, interpelamo-nos e queixamo-nos de que andamos todos a trabalhar cada setor para seu lado, mas, a verdade, é que todos estamos ao Serviço da mesma Igreja e que o munus que nos une a todos (o batismo) é o mesmo – confirmando em cada a sacralização de cada um de nós e de todos, unindo-nos no mesmo Dom do Testemunho da Fé Cristã Católica. Tão simples… e o Verbo brota generosamente dos nossos pensamentos, palavras, ações… transbordando simultaneamente de humanidade e de divino na transmutação própria e daqueles que nos são confiados (dentro e fora da Igreja), na senda do Caminho da Luz/do Reino e imersos no Mundo – respondendo aos seus desafios com certeza e esperança – UMA MESMA MISSÃO.

Maria de Jesus Cascão Guedes
(Coordenadora dos Professores de EMRC das Vigararias de Almada e de Caparica)