Ação de formação dos professores de EMRC da Diocese de Setúbal

Classifique este item
(0 votos)

Sábado, 13 de Outubro, realizou-se em Setúbal, das 9.30 às 17 horas, no edifício da Cúria Diocesana, a primeira ação de formação do novo ano letivo para os professores de Educação Moral Religiosa Católica de Setúbal, subordinada ao tema “Aprendizagens Essenciais no âmbito da disciplina de EMRC” (interligação com o perfil do aluno no contexto da flexibilidade curricular).

Teve como formadores o Mestre Ivo Nascimento e o Professor Dimas Pedrinho. Face aos novos desafios lançados à escola pública com a publicação da mais recente legislação — flexibilização e inclusão — esta ação foi muito importante não só para os professores se reencontrarem, dialogarem, formularem perguntas e partilharem preocupações, mas também para, em conjunto, encontrarem soluções para alguns problemas que se lhes colocam, todos os dias. Não há soluções mágicas e definitivas para os problemas da educação, por isso, e uma vez que andamos sempre à procura do melhor caminho, mais uma vez nos sentámos para reflectir e delinear estratégias. Rezámos, rimos, abraçámo-nos, trocámos ideias, lançámos as bases de novos projetos e atividades. Já depois das dezassete horas, ainda houve tempo para uma reunião do SDEIE com os coordenadores de zona (vigararias) para tratar diversos assuntos, nomeadamente o “Envio” e o encontro de alunos do terceiro ciclo e secundário. Por fim, a esquipa do secretariado e alguns coordenadores, jantaram com o Senhor Padre José Lobato, Vigário Geral da Diocese de Setúbal — celebrou a 29 de Junho os 50 anos da sua ordenação sacerdotal — para lhe agradecer tanta vida ao serviço da Diocese e o exemplo e a sua competência e a sua amizade para com o nosso grupo de professores. Com a sua ajuda, foi sempre mais fácil encarar as responsabilidades e as dificuldades do dia-a-dia e cumprir, da melhor maneira, a nossa missão de professores de EMRC nas escolas da nossa Diocese.

JM Teixeira

Ler 2715 vezes