Cerimónia de Envio Professores de Educação Moral e Religiosa Católica Diocese de Setúbal

Dia 6 de novembro, pelas 18h.45, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Laranjeiro (Igreja nova da Cova da Piedade), realizou-se a habitual celebração de “Envio” dos professores de EMRC, presidida pelo senhor Bispo D. José Ornelas. Ano após ano, realiza-se este evento para recordar a todos que a missão de professor de EMRC é muito importante para a igreja e que só a podemos fazer bem sendo as mãos, os olhos, os pés e o coração do Senhor no meio dos alunos.
No começo da tarde, o Senhor Bispo reuniu-se com os professores para lhes manifestar apoio e amizade, para os incentivar na sua nobre missão de educadores e para lhes pedir colaboração, participação e empenho no caminho sinodal já em curso. O Senhor Bispo lembrou a todos as três palavras-chave para fazer esse caminho: Comunhão, Participação e Missão. Será necessário envolver mais as comunidades, procurar ouvir quem está dentro e quem ainda está fora, afinar a nossa capacidade de diálogo e de escuta.
Ser cristão é comprometer-se com o Senhor que nos envia a trabalhar, a ouvir, a ajudar e a saber cuidar de todos sem deixar ninguém para trás. A primeira atitude a tomar é a de sentar-se junto do Senhor para o escutar. O Sínodo não é uma novidade dentro da Igreja Universal e dentro da nossa Igreja Diocesana. É uma experiência que esteve presente desde o início porque a igreja precisa de refletir, todos os dias, sobre a melhor forma de comunicar e agir no mundo. As linguagens necessitam de ser permanentemente enriquecidas e adaptadas, porque o mundo é um organismo vivo em constante mudança.
Neste sentido, os professores em pequenos grupos, puderam refletir a partir das seguintes perguntas: 1. Que esperamos do Processo Sinodal, a nível da Igreja de Setúbal e de toda a Igreja? 2. Como professores de EMRC, que dificuldades/desafios encontramos? 3. Que podemos fazer como Grupo e Igreja para sermos mais Igreja e mais Missão? As respostas serão encaminhadas para a Equipa Coordenadora do Processo Sinodal.
A cerimónia terminou com um jantar/convívio no qual participaram os professores, o Pe. José Pinheiro e o Senhor Bispo. À festa da verdadeira alegria que é a Eucaristia (e esta contou com crianças, adolescentes e jovens em grande número que testemunharam a renovação do compromisso dos professores de EMRC) seguiu-se a festa do encontro à mesa para partilhar alguns alimentos e continuar a viver a verdadeira fraternidade.

José Manuel Leite Teixeira