Celebração do Envio

(1 Vote)

Teve lugar, pelas 18 horas do dia 15 de outubro, na Igreja Paroquial d e Santo André do Barreiro, a Celebração do Envio dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Diocese de Setúbal. Esta celebração foi presidida pelo nosso Bispo, D. José Ornelas, ao qual os professores de EMRC renovaram o seu compromisso, em comunhão com a Igreja, em nome da qual o professor de EMRC é enviado para a escola.

Após a celebração da eucaristia, decorreu uma visita guiada à Igreja de Santo André. Esta visita teve como guia o Padre Armando Azevedo, pároco desta comunidade, a quem estamos gratos pelo acolhimento e pela partilha.

Antes da Celebração do Envio, pelas 16 horas, na Escola EB2/3 da Quinta da Lomba, teve lugar a comunicação do D. José Ornelas aos professores de EMRC, a qual foi precedida da intervenção do grupo coralAnimae Vox. Este grupo, formado em 2001, é constituído por quatro elementos e interpreta música medieval e renascentista, bem como alguns originais seus. Ficámos sensibilizados e enriquecidos pela sua atuação, face à qualidade da interpretação de algumas músicas, agradecendo a sua presença entre nós.

A comunicação do D. José centrou-se na importância do professor de EMRC na escola. Em jeito de introdução, referiu-se às mudanças rápidas e radicais do mundo de hoje, nomeadamente às novas tecnologias que estão a mudar os nossos comportamentos e face às quais devemos pensar o mundo de amanhã com responsabilidade. Referindo-se ao professor de EMRC, sublinhou que deve ter uma visão crítica e empenhar-se no mundo, nomeadamente na escola onde cada um está e na qual é de grande importância a presença fecunda e motivadora do professor desta disciplina: vivemos num tempo em que estamos criando futuro.

Destacou ainda que o professor de EMRC está na escola em nome da Igreja, inserido na comunidade cristã, em comunhão com a dimensão missionária e evangelizadora da Igreja. Referiu-se às exigências decorrentes da missão do professor de EMRC, a quem se pede que saiba reinventar Deus, presença terna e misericordiosa, em cada situação.

Por fim, face aos jovens que buscam referências e o sentido para a vida, o nosso Bispo salientou que o professor de EMRC, para além da organização e formação atualizada, deve ter o sentido da humildade, ocupar o seu lugar com coerência, ter capacidade de escutar e buscar, bem como compreender, amar, dialogar, tratando- se de uma missão exigente: ser a presença de Deus na escola.

Jo Joaquim Santos