CELEBRAÇÃO DO ENVIO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA – DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO – ALMADA, 14 DE OUTUBRO DE 2017

Dia 14 de outubro de 2017, entre as 17.00h e as 20:30h, cerca de 45 professores – provenientes de diversos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, viveram as experiências significativas de “encontro‑convívio” e de “compromisso-envio” inerentes à atividade diocesana da Celebração do Envio de Professores de Educação Moral e Religosa Católica do Ensino Básico e do Ensino Secundário, em Almada.

A Celebração constou de dois momentos distintos, e em diferentes espaços.

No primeiro tratou-se de um “Encontro-convívio dos Professores de EMRC” (no Externato Frei Luís de Sousa – colégio diocesano), entre as 17h e as 18:15h, e de cujo programa fizeram parte um conjunto de atividades proporcionadoras de momentos de convívio, alegria e bem estar entre todos (Porto de Honra, Música e Poemas). Deste modo, atuaram o Grupo INCANTVS (canções de Zeca Afonso), SARA BOISSEAU (poemas de Fernando Pessoa) e o Grupo OS DOMINÓ (canções do Cancioneiro Popular Português). A organização deste encontro-convívio teve o excelente apoio da turma do 12.º 9 do Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Secundária de Fernão Mendes Pinto (Almada).

O segundo momento consistiu na formalização do “Compromisso-envio dos Professores de EMRC” integrado na Celebração Eucarística da paróquia de N.ª Sr.ª da Assunção (Almada) – representante de toda a comunidade diocesana – entre as 18:30h e as 20:30h, presidida pelo Senhor Bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

Da intervenção de D. José Ornelas fez parte o reavivar do munus de ser professor de EMRC, exaltando a particular vivência destes mediante o testemunho de fé e missão ao serviço da Igreja Cristã Católica e aos outros, do cariz inspirador da mensagem de Jesus Cristo no concernente aos desafios do mundo da educação e para a construção de um mundo melhor.

Do compromisso dos Professores de EMRC ficou patente o reavivar da sua vocação de ensinar, ser professor e comunicador nas salas de aula da escola e da vida, procurando servir e compreender profundamente as pessoas que Deus lhes confia, no desejo de renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar acreditando na sua co‑colaboração para a celebração da construção de seres humanos mais felizes, exercendo a sua função de professor com amor e carinho, e agradecendo a Deus fazer deles educadores hoje e sempre.

Maria de Jesus Cascão Guedes